quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Phantom Power

A história do microfone de calibração foi relatada em http://lpjaudio.blogspot.com/

Passem por lá e vejam toda a saga.

Aqui nós vamos falar sobre a fonte-fantasma que montei para alimentá-lo.
Depois de uma busca geral na web, achei algumas opções interessantes para uma Phantom-Power. Dentre todo o material garimpado, o que mais me chamou a atenção, seja pela clareza do texto seja pela facilidade de expressão do autor, a do Mr Rod Elliott é de longe sempre a minha fonte de referência preferida.

A fonte básica consiste de uma fonte de tensão de 48Vdc, um par de resistores calibrados (geralmente de 6K81 metalfilm 1% e com desvio máximo de 0,4% entre eles) e dois capacitores de acoplamento para barrar o sinal DC nos pinos 2 e 3, de onde sai o sinal de áudio em 0° e 180° respectivamente.

O esquema abaixo mostra o circuito final. Possui uma entrada para cabo balanceado tipo ITT Cannon (apesar do Behringer ECM8000 não o ser) e 3 saídas. Uma XLR balanceada e duas single-ended P2 (ou P10) mono. Um opcional seria a inclusão de uma chave inversora que coloca o sinal HOT ou COLD no pino L (left) do P2/P10. Caso for usar um conector estéreo, deixe o L e o R jumpeados dentro do conector macho do cabo que sai da Phantom Power em direção ao sistema de medição, dessa forma vc terá o mesmo sinal em ambos canais da placa de som do notebook que roda o sistema de medição (analisador de espectro, espctrógrafo, medidor de parâmetros Thiele-Small, etc).


No desenho abaixo segue a sugestão de montagem utilizando uma placa padrão de trilhas. É só cortar as trilhas coloridas nos locais indicados e montar os componentes dispostos conforme o desenho.
Alguns microfones balanceados (ou pseudo-balanceados como o ECM8000) usam Phantom-Power com tensões diferentes dos 48Vdc originais, para tanto é só colocar um adaptador com a tensão desejada e não utilizar as duas baterias de 9Vdc do esquema abaixo.



É isso aí.
Boa sorte com o seu microfone balanceado de calibração e com a sua recém-montada Phantom Power.

PS.: Um ótimo SW para brincar com mics de calibração "for free" é o REW V5 da http://www.hometheatershack.com/; e caso vc tenha os US$4.500,00 para comprar a Ferrari dos SW de calibração, use o Smaart 7. ...astalavista...

http://www.amplificadores.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário