domingo, 29 de novembro de 2009

Boa Notícia!

Meus caros,

Recebi hoje a edição de Novembro da AudioXpress.
Lendo as matérias, tive um grata surpresa e que me trouxe duas alegrias:
1) O renascimento de um clássico que foi revisitado e modernizado: as ECC83 da Mullard que agora se chamam E813CC e,
2) Manufaturadas por uma fábrica "novinha em folha" em Blackburn UK.

Deixe-me explicar o porquê destas duas alegrias.

Primeiro, porque de acordo com o artigo em questão, com este novo projeto do duplo-triodo para alta-fidelidade, uma série de melhorias desenvolvidas ao longo de 40 anos de projetos de cinescópios (as únicas válvulas eletrônicas que continuaram a evoluir depois da década de 60, no ocidente) forneceram-lhes uma série de caracterísitcas fantásticas sendo este revival das famosas Mullard ECC83, apenas o começo. Logo virão as ECC82, ECC81, EL34, KT66, KT88 e outras, de acordo com o fabricante (http://www.techtubevalves.com/).
E segundo porque tendo trabalhado na Philips por quase 10 anos, na fábrica de cinescópios (CRTs) do Brasil, tive a oportunidade de conhecer a planta de Blackburn na região de Simonstone em Mancehester -UK.

Não só conheci a fábrica, como fiz boas amizades e conheci uma boa parte do pessoal que acabaria sendo dispensado pela Philips quando do fechamento da produção de cinescópios. Pessoas com 20, 30, 40 anos de experiência em vidros técnicos, estruturas metálicas refinadas e montagem disto tudo dentro de um bulbo fechado á vácuo, os CRTs.

Tinha ouvido dizer que os empregados estavam tentando "rodar a fábrica" num esquema de cooperativa, mas que a produção de cinescópios andava de mal a pior com a entrada em massa dos monitores de Plasma e mais atualmente dos LCDs.

Fiquei imaginando as pequenas cidades em torno de Simonstone (Blackburn, Burnley, Pendle e outras) com toda a economia baseada na saúde das fábricas da Philips e diversos outros fornecedores, que estavam fechando um a um, vítimas de uma atualização tecnológica rápida e devastadora. Sinal dos tempos...

Lendo esta notícia hoje, fiquei contente pois diz que os ex-empregados foram recontratados para fazer o que sabem fazer melhor: bulbos de vidro com pequenas estruturas metálicas por dentro e fechadas à vácuo! Muitos deles eram jovens aprendizes quando a Mullard foi adquirida pela NV Philips Gloenlampenfabriken B.V.

Nós, do mundo do áudio, só temos a agradecer. Primeiro por restaurar a saúde econômica (ainda que em pequena escala, eu sei...mas já é um começo) à um dos lugares mais bucólicos e interessantes da inglaterra e depois por colocarem produtos sérios e de ótima qualidade de volta no mercado.
Vamos todos torcer para que a produção destas pequenas maravilhas cresça e prospere, tornando acessíveis à todos nós válvulas clássicas e ainda por cima melhoradas com todas as qualidades que fizeram da Mullard uma lenda no mundo do áudio.
Vida longa a TubeTech (ex-Mullard e ex-Philips)!


www.amplificadores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário